Santa Teresa/ES – Agroturismo e Gastronomia.

2º Festival Iriri Gourmet de Frutos de Mar
27/09/2017
Dicas da Pousada Timoneiro – Ponta da Fruta – Vila Velha/ES
19/10/2017

Santa Teresa/ES – Agroturismo e Gastronomia.

cantina italiana sta tereza es

DSCN1988

Estivemos entre os dias 23 e 24 de setembro na Pousada A Dona da Casa em Santa Teresa, norte do Espírito Santo. Aproveitamos a parceria com a pousada para também fechar parcerias com o Ristorante Cantina Italiana e com a La Tavernatta Pizzaria. Falaremos da cidade de Santa Teresa e também dos locais que visitamos.

Sabemos que existem inúmeras opções gastronômicas e hoteleiras na cidade, mas falaremos da nossa experiência prática.

A Cidade

Santa Teresa fica localizada na área norte do Espírito Santo, aproximadamente oitenta quilômetros da capital Vitória. Fundada em 1875 e declarada como município de 1891, a cidade teve sua colonização feita por Italianos.

Hoje, a cidade se destaca por ser o maior produtos de uvas e vinhos do Estado do ES, pela sua culinária, sua cultura, clima agradável e seus festivais de inverno, dentre os quais o festival da Uva e do Vinho e o Festival de Jazz e Blues, além de ser o berço dos beija-flores, das orquídeas e do Patrono da Ecologia, Augusto Ruschi  (incluindo um museu que leva o seu nome).

Para quem quer passar um final de semana agradável nesta cidade bastante agradável, existem muitas pousadas, na cidade e nos seus entornos, com bons locais para acolher a família ou um casal em lua de mel. Inúmeros passeios podem ser feitos, como os Circuitos Caravaggio e Colibri, muitas vinícolas e muitos restaurantes caseiros.

Quem quiser saber mais sobre a cidade pode acessar o site: http://turismo.santateresa.es.gov.br, lá existem quase todas as informações que você vai precisar para conhecer esta bela cidade.

Pousada a Dona da Casa

DSCN0013

Havíamos combinado de chegar a pousada na sexta feira à noite, dia 22, mas tivemos alguns contratempos e avisamos que chegaríamos no sábado pela manha. Chegamos e o Edimar nos aguardava bem em frente ao restaurante que ali existe, que leva o mesmo nome da pousada.

A pousada conta com oito suítes, de bom tamanho, todas com cama de casal, varanda com rede e banheiro com água quente. Ela foi construída de forma a causar o mínimo de dano a natureza, sendo a maior parte do material usado na construção de madeira de reflorestamento e de demolição de casas antigas.

Localizada a apenas dois quilômetros do centro da cidade, é de acesso todo asfaltado, não sendo difícil para quem quer ir, mesmo de moto, ou até mesmo fazendo uma caminhada tranquila.

Em conversa com o Edimar, ficamos sabendo que ali, o hospede tem total liberdade para fazer o que bem entender que ele hoje prefere receber grupos de pessoas para fechar a pousada toda, pois não tem serviço de camareira, recepção, nada disso, sendo que o que necessitar, basta solicitar que ele ou a esposa organizam. Existe uma área enorme, com um deck de igual tamanho e uma cozinha com fogão, geladeira e tudo mais do que se necessita, tudo próximo dos quartos, exatamente para as pessoas terem a liberdade de fazerem o que acharem necessário. Eles permitem, por exemplo, que se faça um churrasco, uma festa de família, um encontro de casais, com total liberdade, sem incomodar em nada.

Existe um projeto de aumentar o numero de quartos da pousada, inclusive com quartos para acesso de cadeirantes. Eles ainda planejam colocar nos quartos, piscinas tipo ofurô. Como a cidade é basicamente fria, ou com uma temperatura amena durante o ano todo, ele não pretende instalar uma piscina, que dificilmente seria usada, optando então por instalar ofurôs ou banheiras de hidro nos quartos.

Nos quartos não existem TVs, e o silêncio é grande, fazendo com que quem quiser dormir e ter paz, o faça sem nenhum problema.

Por ser uma área rural, pode-se andar a cavalo, existem pôneis para as crianças, ovelhas e cabras, pode-se também acompanhar as ordenhas das vacas, desde que haja disposição para madrugar, e muitas outras atividades ligadas ao agroturismo.

O mais gostoso de tudo ainda está por vir: depois de uma noite de paz, silencia e tranquilidade total, o café da manha acaba sendo a cereja do bolo. A Flávia, que toma conta do restaurante que fica na entrada da pousada, faz um café da manha que deixa muitos cafés de resorts a ver navios… Tudo feito na hora, um capricho, uma mão para cozinhar que ela tem, que nos deixou de queixos caídos e barrigas mais do que cheias. Café, pães, bolos, tudo simplesmente maravilhosos. Iogurte, leite, queijo da roça (o que estava no dia foi eleito o segundo melhor do Estado em concurso oficial). Tudo isso unidos ao local que estávamos, à vista que tínhamos e fechando com o ambiente que a natureza nos oferecia, fazia o momento mais do que especial.

Terminamos a manha de domingo nos preparando para almoçar no restaurante da Pousada, administrado pela Flávia como já informamos, e com pratos feitos por ela mesma, caprichados e deliciosos.

Restaurante A Dona da Casa

DSCN0072

É claro que apenas repousar na pousada não bastava para nós, e para eles também. Fomos convidados pela Flávia e pelo Edimar a almoçar no domingo no restaurante que também pertence a pousada. Nosso plano era acordar, tomar café e ir embora, mas fomos facilmente convencidos a cumprir mais este desafio delicioso.

O restaurante, ao contrário do que existe normalmente na cidade, é tipicamente mineiro, e todas as comidas levam a mão da mestre de cozinha Flávia. No restaurante, grande e muito bem decorado, existem muitas antiguidades, mas muitas mesmo, que levam os clientes a uma volta no tempo. Existe ainda um fogão a lenha, café da casa e para os amantes, uma cachaça para abrir o apetite. A cozinha fica exposta e todos podem observar o interior, bem como os pratos que estão sendo preparados.

Os pratos tem sempre um nome típico mineiro, como frango preguento, boi no sereno, costelinha da sinhá e mexido com eira e beira entre outros. O prato que escolhemos foi o boi no sereno, acompanhado de farofa, aipim frito, arroz e vinagrete. Veio também um feijão delicioso. Nosso prato é uma carne de boi na manteiga. Estava tudo muito apetitoso e saboroso. A carne estava no ponto ideal, e o tempero na medida certa.

IMG_2919

Para completar nosso almoço, a sobremesa…..ahhhhh!!!!! a sobremesa..três dificeis escolhas: tapioca, doce de leite e ambrosia, tudo feito pela Flávia, com ingredientes produzidos na própria propriedade deles. Difícil resistir as tentações da comida ali.

Saída triunfal do local, com pousada e comida, tudo nota 10, sem nada a falar a não ser que teremos que aumentar a nossa dose de exercícios na academia..rsrsrsr..

Endereço: Auto Santo Antonio, Km 2, s/n, Santa Teresa – ES, 29650-000 Tel: (27) 99810-3066 – Aberto aos sábados e domingos para almoço.

Cantina Italiana

IMG_2791

Nosso almoço no sábado foi na Cantina Italiana, de propriedade da Tânia e do Mário Cesar. Fomos recebidos pela Kariny, que nos atendeu de forma bastante cortês. O restaurante não é grande, é o espaço de uma casa antiga adaptado. Sua localização é bastante privilegiada, ficando ali na rua do Museu Melo Leitão, a uns quinhentos metros na frente, bem de esquina, com facilidade para estacionar o carro.

Nossos pedidos foram um gnocci ao molho pesto e macarrão fuzili com filé mignon ao molho de queijo gorgozola.  Os molhos estavam com temperos bem preparados, e a carne estava bastante macia e no ponto ideal, fazendo com que, se houvesse espaço em nossos estômagos, tranquilamente poderíamos repetir os pratos, de tão saborosos.  Com o restaurante quase cheio, o tempo para o nosso almoço ser servido ficou em aproximadamente vinte minutos, tempo suficiente para degustarmos uma cerveja e um suco de frutas vermelhas. Quando fomos servidos, foi uma disputa entre nós, pois um ficava querendo um pouco do prato do outro, rsrsrsrs… estavam deliciosos os dois pratos, muito bem confeccionados. uma observação a ser ressaltada, é a de que as massas são todas preparadas pela Tânia, proprietária do restaurante.

Saímos de lá bastante satisfeitos e saciados com nosso almoço. Sendo assim, fica uma excelente  dica  para os que forem visitar a bela cidade de Santa Teresa e quiserem uma opção de restaurante para almoçar. Assim foi o nosso início de final de semana nesta semana. Um presente dos deuses.

Endereço:  Av. José Ruschi, 347 – Eco, Santa Teresa – ES, 29650-000 – Tel.: (27) 3259-3733. Aberto de domingo a quinta das 11:00 as 14:30 e sexta e sábado das 11:00 às 23:00.

Restaurante e Pizzaria La Tavernetta

DSCN0029

No período da noite, fomos fazer uma visita a uma pizzaria que havíamos firmado parceria, que fica localizada na subida da Igreja Católica da cidade. Fomos recebidos pelo casal Sandra e Márcio, proprietários a mais de quinze anos do restaurante que já é bastante conhecido na cidade e pelos visitantes.

O restaurante, assim como quase todos da cidade, é uma antiga casa, neste caso, bem grande, que foi transformado em restaurante, e está muito bem decorado, inclusive com uma lareira que é utilizada nas épocas mais frias do ano. A pizzaria conta também com forno a lenha para as pizzas e para gratinas os demais pratos que são servidos no local. Existe uma varanda pequena com duas mesas em um clima bastante romântico, ideal para casais.

Optamos por uma pizza de dois tipos, metade portuguesa e a outra metade lombo canadense. Como de costume uma boa gelada antecedendo a nossa futura janta. E ela veio, massa fina, muito bem coberta com os ingredientes selecionados como o queijo, tomate, lombo canadense com queijo catupiri, que fez com que a pizza assada no forno a lenha, ficasse com uma característica peculiar, com um sabor bem apurado de cada ingrediente.

A pizzaria funciona de quarta a domingo das dezoito horas até a meia noite. A Sandra, além de proprietária, também põe a mão na massa na cozinha, e a filha dela e do Márcio também trabalha ali. Música em vivo faz a diferença no ambiente, fazendo com que seja sempre acolhedor para famílias completas e/ou casais em clima romântico.

Deixamos o restaurante com um gosto de quero mais, e podem apostar que em breve voltaremos. Fica uma outra dica para quem for passar um final de semana em Santa Teresa. Não deixe de ir a este restaurante e pizzaria. Obrigado pela receptividade!! Ficamos positivamente surpreendidos com o ambiente.

DSCN0035

Endereço: R. Pedro Gasparini, 158 – Centro, Santa Teresa – ES, 29650-000. Telefone: (27) 3259-1708 – Aberto de quarta à domingo das 18:00 as 00:00.

 

Deixe um comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *