Estivemos durante três dias no Espadarte Hotel a convite do Instagam @espadartehotel, na pessoa do gerente Paulo Maia e do proprietário Rafael. Este convite foi postergado por nós, quando do “2º Pocando no ES”, encontro de blogueiros, que já tivemos o prazer de escrever sobre.
Chegamos na sexta feira à noite e ficamos em um quarto com vista para a praia, magnífica, diga-se de passagem. Quarto amplo, com duas camas de solteiro, uma próximo a cama de casal e outra em outro ambiente, muito bem idealizado para filhos e pessoas que desejam ter seu espaço próprio. Entre os dois cômodos, o banheiro.
Nossos compromissos para sexta e para sábado, já haviam sido agendados pela esposa e nossa agenda estava lotada. Para o post não ficar muito longo e talvez cansativo, iremos dividir em duas partes. Uma, falando do Hotel e da Ilha dos Cabritos, que agora pertence ao Espadarte Hotel, e outro post sobre o que há de melhor em Iriri, a gastronomia, com renomados chefs e deliciosos pratos da terra capixaba e de outras partes do mundo. Nestes dois módulos, falaremos também sobre a cidade de Iriri, que muito nos impressionou com seu tamanho pequeno e uma vasta quantidade de lugares a serem visitados e conhecidos.
O que mais nos impressionou foi a união entre hotéis, bares, restaurantes e a Prefeitura de Anchieta. Ali, não existe concorrência desleal, e todos se unem em prol do Balneário de Iriri. Ficamos impressionados em como um ajuda ao outro, não financeiramente, mas no intuito de fazer sempre o diferente, o que se pode destacar entre os demais municípios, o que pode fazer com que Iriri seja cada vez mais próspero e se torne dependente apenas do verão, onde sempre existe um maior movimento. A ideia deles é fazer durante o ano todo, eventos, que façam com que exista sempre um movimento de turistas na cidade, e que aí sim, no verão, aquelas pessoas que vieram para os eventos durante o ano, possam ver que Iriri é um lugar maravilhoso e cheio de lugares para se curtir durante o dia todo, e não apenas a praia. Isto é a união das tribos de Iriri….todo mundo junto e misturado !!
Conforme informei, chegamos sexta à noite no Espadarte Hotel. Fomos muito bem atendidos e encaminhados para o quarto, com uma vista maravilhosa de um mar perfeito. Aproveitamos para conhecer melhor as partes internas do hotel. Ele dispõe de um salão grande para o café da manha e que pode servir para almoço e jantar se for o caso. Tem duas piscinas redondas com uma cascata ligando as duas. A piscina superior é a menor e também tem uma cascata. Existe uma sauna próxima à piscina, muito interessante, toda fechada no blindex, para quem está dentro, ter vista da piscina. A parte de baixo do hotel conta ainda com uma área externa voltada para frente, com vista para a praia também, um bar e uma mesa de bilhar para quem quiser se divertir.
A praia que fica na frente do hotel, chama-se praia da areia preta, por conter esta cor, e ser do tipo monazítica, ou seja, tem fins terapêuticos também. É uma praia com uns quinhentos metros de extensão e com alguns bares em sua extensão, mas o ponto forte é exatamente a praia que fica em frente ao hotel, devido, claro, a uma modalidade que apenas o hotel oferece no nosso Estado, atendimento ao cliente, com direito a garçons, Jet Sky, caiaques e stand up. Coisa chique !!!
No dia seguinte, acordamos com um belo dia, e ao abrirmos a janela deparamos com uma vista de cair o queixo de qualquer um. Eu, curiosamente, liguei a televisão e ao passar os canais, descobri que existe uma câmera em uma parte bem alta do hotel, ligada diretamente a um dos canais da TV, mostrando tudo externamente, o que faz com que você possa saber do tempo lá fora antes mesmo de abrir a cortina do quarto.
Descemos para tomar o café da manha, e, como só havíamos nós no hotel e mais um quarto com uma pessoa, o café estava bem razoável para a ocasião, com variedades de pão, frutas, bolo, sucos e complementos. No segundo dia, com o hotel bem mais cheio, aí sim o café foi digno de um hotel quatro estrelas, parabéns!! Mais uma vez, aproveitamos para tirar outras belas fotos.
Após o café, a recepcionista nos solicitou que aguardássemos uns minutos pois o proprietário do hotel, Rafael, gostaria de nos conhecer. Tivemos a grata surpresa de conhecer uma pessoa não só visionária, mas principalmente, empreendedora, jovem e com muita determinação de crescer e divulgar não apenas o hotel, mas o balneário de Iriri. Ele me falou dos seus projetos, muitos por sinal, da vontade de tornar o balneário em uma referência durante todo o ano, com eventos diversos, para todas as trupes, dos cinco aos cem anos. Foi uma conversa rápida, mas percebi a garra e determinação de um empresário. Ele aproveitou a oportunidade para nos convidar a mais nova aquisição do hotel, a Ilha dos Cabritos, onde existe uma construção que está sendo transformada em restaurante e que contará com a mesma estrutura oferecida pelo hotel em iriri. O hotel está em negociação com os pescadores e algumas empresas de passeios marítimos de Piúma e Iriri, para oferecer a melhor e mais segura forma de levar as pessoas para a Ilha. A ilha contará também com uma trilha bem legal, pequena, mas com um presente para todos que a fizerem: um visual lindo e perfeito para fotos. Quem gosta de mergulhar também tem a opção e levar seus apetrechos e fazer bons mergulhos e uma caça submarina daquelas. Vamos contar sobre a Ilha, da origem do nome inclusive e tudo mais, no nosso próximo “sub post”. Bom, continuando sobre o hotel, nós passamos o dia fora e ao retornar ficamos um pouco curtindo a piscina do hotel…água gelada…. mas, bem tratada.
O hotel ainda conta, no seu último andar com uma academia que contem alguns aparelhos, e aquela famosa vista, dois banheiros e com salas de conferência e reuniões, com projetores e toda a estrutura necessária para atender as empresas.
No domingo fomos para a Ilha dos Cabritos em uma lancha disponibilizada pelo hotel, e na volta ficamos mais uma vez na piscina. Aproveitamos para almoçar no restaurante do hotel. Atendimento rápido e prestativo. Fechamos a conta por volta das três horas da tarde e fomos embora, cheios de saudades de um lugar que nos surpreendeu, a mim principalmente. Em breve retornaremos a Iriri para matar a saudade e fazer um novo post.
A ilha dos Cabritos fica bem em frente à praia de Iriri. Durante o verão recebe muitos visitantes, que chegam de lancha, barco, stand up, Jet ski, etc. Fica a aproximadamente uns 500 metros da orla de Piuma e possui uma praia bonita com águas cristalinas, e que muda de lugar de acordo com o passar do ano. Existe uma construção, uma casa, bem grande, que está sendo reformada pelo proprietário do Espadarte Hotel, e está sendo transformada em um restaurante. Na verdade, a ideia dele é fazer dela uma área preservada, onde o turista poderá fazer algumas trilhas bem legais, curtir uma praia, onde terá a disposição Jet ski, caiaque e stand up, além de um restaurante onde poderá almoçar ou simplesmente comer um tira gosto e tomar bebidas alcoólicas ou não.
Mas aí podemos perguntar: se ele vai explorar a ilha e onde fica a parte ecológica. Bom. Quando assumiu a ilha, de imediato, foram retirados quase quatrocentos, isso mesmo, quatrocentos sacos de lixo e entulho da ilha. Todas as licenças estão sendo solicitadas e emitidas pelos órgãos competentes e a ideia é sim, transformar a ilha em um paraíso ecológico, e pelo andar das coisas e pela visão do proprietário, tudo vai dar certo.
Acompanhem nas fotos que postamos como foi a nossa visita à Ilha dos Cabritos, e curta os encantos deste paraíso. Nos veremos no próximo post, quando falaremos da parte gastronômica de Iriri, vai ser de dar água na boca. Aguardem. até lá !!