Hotel Espadarte e Ilha dos Cabritos em Iriri/ES

Dicas de Paraty/RJ & Chalé Graúna
27/04/2017
Gastronomia em Iriri/ES
25/05/2017

Hotel Espadarte e Ilha dos Cabritos em Iriri/ES

Iriri – Um conceito de união entre as tribos !!

Estivemos durante três dias no Espadarte Hotel a convite do Instagam @espadartehotel, na pessoa do gerente Paulo Maia e do proprietário Rafael. Este convite foi postergado por nós, quando do “2º Pocando no ES”, encontro de blogueiros, que já tivemos o prazer de escrever sobre.

Chegamos na sexta feira à noite e ficamos em um quarto com vista para a praia, magnífica, diga-se de passagem. Quarto amplo, com duas camas de solteiro, uma próximo a cama de casal e outra em outro ambiente, muito bem idealizado para filhos e pessoas que desejam ter seu espaço próprio. Entre os dois cômodos, o banheiro.

Nossos compromissos para sexta e para sábado, já haviam sido agendados pela esposa e nossa agenda estava lotada. Para o post não ficar muito longo e talvez cansativo, iremos dividir em duas partes. Uma, falando do Hotel e da Ilha dos Cabritos, que agora pertence ao Espadarte Hotel, e outro post sobre o que há de melhor em Iriri, a gastronomia, com renomados chefs e deliciosos pratos da terra capixaba e de outras partes do mundo. Nestes dois módulos, falaremos também sobre a cidade de Iriri, que muito nos impressionou com seu tamanho pequeno e uma vasta quantidade de lugares a serem visitados e conhecidos.

O que mais nos impressionou foi a união entre hotéis, bares, restaurantes e a Prefeitura de Anchieta. Ali, não existe concorrência desleal, e todos se unem em prol do Balneário de Iriri. Ficamos impressionados em como um ajuda ao outro, não financeiramente, mas no intuito de fazer sempre o diferente, o que se pode destacar entre os demais municípios, o que pode fazer com que Iriri seja cada vez mais próspero e se torne dependente apenas do verão, onde sempre existe um maior movimento. A ideia deles é fazer durante o ano todo, eventos, que façam com que exista sempre um movimento de turistas na cidade, e que aí sim, no verão, aquelas pessoas que vieram para os eventos durante o ano, possam ver que Iriri é um lugar maravilhoso e cheio de lugares para se curtir durante o dia todo, e não apenas a praia. Isto é a união das tribos de Iriri….todo mundo junto e misturado !!

ESPADARTE HOTEL

Conforme informei, chegamos sexta à noite no Espadarte Hotel. Fomos muito bem atendidos e encaminhados para o quarto, com uma vista maravilhosa de um mar perfeito. Aproveitamos para conhecer melhor as partes internas do hotel. Ele dispõe de um salão grande para o café da manha e que pode servir para almoço e jantar se for o caso. Tem duas piscinas redondas com uma cascata ligando as duas. A piscina superior é a menor e também tem uma cascata. Existe uma sauna próxima à piscina, muito interessante, toda fechada no blindex, para quem está dentro, ter vista da piscina. A parte de baixo do hotel conta ainda com uma área externa voltada para frente, com vista para a praia também, um bar e uma mesa de bilhar para quem quiser se divertir.

DSCN2929

A praia que fica na frente do hotel, chama-se praia da areia preta, por conter esta cor, e ser do tipo monazítica, ou seja, tem fins terapêuticos também. É uma praia com uns quinhentos metros de extensão e com alguns bares em sua extensão, mas o ponto forte é exatamente a praia que fica em frente ao hotel, devido, claro, a uma modalidade que apenas o hotel oferece no nosso Estado, atendimento ao cliente, com direito a garçons, Jet Sky, caiaques e stand up. Coisa chique !!!

No dia seguinte, acordamos com um belo dia, e ao abrirmos a janela deparamos com uma vista de cair o queixo de qualquer um. Eu, curiosamente, liguei a televisão e ao passar os canais, descobri que existe uma câmera em uma parte bem alta do hotel, ligada diretamente a um dos canais da TV, mostrando tudo externamente, o que faz com que você possa saber do tempo lá fora antes mesmo de abrir a cortina do quarto.

IMG_9066

Descemos para tomar o café da manha, e, como só havíamos nós no hotel e mais um quarto com uma pessoa, o café estava bem razoável para a ocasião, com variedades de pão, frutas, bolo, sucos e complementos. No segundo dia, com o hotel bem mais cheio, aí sim o café foi digno de um hotel quatro estrelas, parabéns!! Mais uma vez, aproveitamos para tirar outras belas fotos.

Após o café, a recepcionista nos solicitou que aguardássemos uns minutos pois o proprietário do hotel, Rafael, gostaria de nos conhecer. Tivemos a grata surpresa de conhecer uma pessoa não só visionária, mas principalmente, empreendedora, jovem e com muita determinação de crescer e divulgar não apenas o hotel, mas o balneário de Iriri. Ele me falou dos seus projetos, muitos por sinal, da vontade de tornar o balneário em uma referência durante todo o ano, com eventos diversos, para todas as trupes, dos cinco aos cem anos.  Foi uma conversa rápida, mas percebi a garra e determinação de um empresário. Ele aproveitou a oportunidade para nos convidar a mais nova aquisição do hotel, a Ilha dos Cabritos, onde existe uma construção que está sendo transformada em restaurante e que contará com a mesma estrutura oferecida pelo hotel em iriri. O hotel está em negociação com os pescadores e algumas empresas de passeios marítimos de Piúma e Iriri, para oferecer a melhor e mais segura forma de levar as pessoas para a Ilha. A ilha contará também com uma trilha bem legal, pequena, mas com um presente para todos que a fizerem: um visual lindo e perfeito para fotos. Quem gosta de mergulhar também tem a opção e levar seus apetrechos e fazer bons mergulhos e uma caça submarina daquelas. Vamos contar sobre a Ilha, da origem do nome inclusive e tudo mais, no nosso próximo “sub post”. Bom, continuando sobre o hotel, nós passamos o dia fora e ao retornar ficamos um pouco curtindo a piscina do hotel…água gelada…. mas, bem tratada.

O hotel ainda conta, no seu último andar com uma academia que contem alguns aparelhos, e aquela famosa vista, dois banheiros e com salas de conferência e reuniões, com projetores e toda a estrutura necessária para atender as empresas.

No domingo fomos para a Ilha dos Cabritos em uma lancha disponibilizada pelo hotel, e na volta ficamos mais uma vez na piscina. Aproveitamos para almoçar no restaurante do hotel. Atendimento rápido e prestativo. Fechamos a conta por volta das três horas da tarde e fomos embora, cheios de saudades de um lugar que nos surpreendeu, a mim principalmente. Em breve retornaremos a Iriri para matar a saudade e fazer um novo post.

DSCN3113

Ilha dos Cabritos

A ilha dos Cabritos fica bem em frente à praia de Iriri. Durante o verão recebe muitos visitantes, que chegam de lancha, barco, stand up, Jet ski, etc. Fica a aproximadamente uns 500 metros da orla de Piuma e possui uma praia bonita com águas cristalinas, e que muda de lugar de acordo com o passar do ano. Existe uma construção, uma casa, bem grande, que está sendo reformada pelo proprietário do Espadarte Hotel, e está sendo transformada em um restaurante. Na verdade, a ideia dele é fazer dela uma área preservada, onde o turista poderá fazer algumas trilhas bem legais, curtir uma praia, onde terá a disposição Jet ski, caiaque e stand up, além de um restaurante onde poderá almoçar ou simplesmente comer um tira gosto e tomar bebidas alcoólicas ou não.

DSCN2935

Mas aí podemos perguntar: se ele vai explorar a ilha e onde fica a parte ecológica. Bom. Quando assumiu a ilha, de imediato, foram retirados quase quatrocentos, isso mesmo, quatrocentos sacos de lixo e entulho da ilha. Todas as licenças estão sendo solicitadas e emitidas pelos órgãos competentes e a ideia é sim, transformar a ilha em um paraíso ecológico, e pelo andar das coisas e pela visão do proprietário, tudo vai dar certo.

Acompanhem nas fotos que postamos como foi a nossa visita à Ilha dos Cabritos, e curta os encantos deste paraíso. Nos veremos no próximo post, quando falaremos da parte gastronômica de Iriri, vai ser de dar água na boca. Aguardem. até lá !!

Deixe um comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *