DICAS DE PENEDO/RJ

Dicas de Porto Seguro
17/08/2018

DICAS DE PENEDO/RJ

 DICAS DE PENEDO 

Olá amigos e seguidores! Estamos aqui de volta para falar de um lugar que fomos visitar em nossas férias de julho, e que, apesar de pequeno, é muito bonito e aconchegante.

Nossa viagem foi planejada com certa antecedência devido a distância entre Vila velha e Penedo, aproximadamente uns 700 km. Pois bem, saímos de Vila Velha no sábado pela manha com destino ao Rio de Janeiro, onde temos uma residência. Pernoitamos no Rio e no domingo pela manha saímos em direção à Penedo.

Penedo fica a aproximadamente 170 quilômetros do Rio de Janeiro, é um bairro e um parque ecológico do município de Itatiaia, bem próximo de Resende, pouco antes da divisa com o Estado de São Paulo. Apesar de ser um bairro, tem vida própria totalmente independente de Itatiaia, a não ser pelo fato de que não existe ali nenhum banco ou caixa automático para saques. Tem suas vantagens e tem suas desvantagens. Sendo assim, fica a primeira dica: leve dinheiro em espécie, ou então pague tudo com cartões de crédito ou débito. Caixas e bancos, apenas na cidade de Itatiaia (15 km) ou então Resende (16 km).

Cheia de bares, restaurantes, pousadas, hotéis e muitos lugares para serem visitados, Penedo é a principal colônia finlandesa do Brasil, o que se mostra na arquitetura das casas e edifícios comerciais, bem como na cultura. Para os que amam chocolate, como eu, por exemplo, se prepare! Eu engordei dois quilos em três dias que ficamos lá. Difícil resistir a tentação de ver tantas delícias.

Chegamos a Penedo na hora do almoço, e antes mesmo de irmos para a pousada, procuramos um local para almoçar pois a fome era negra. A cidade estava cheia no sábado e o trânsito um pouco complicado pela quantidade de veículos trafegando pela cidade.

Vimos alguns restaurantes, de várias modalidades. Escolhemos o Restaurante Bella Citta, comida a la carte. Este restaurante fica bem na rua principal da cidade, e é considerado um dos melhores também. Pedimos um filé a gorgonzola acompanhado de arroz, feijão e banana a milanesa. Tudo muito gostoso e saboroso. O atendimento também é muito bom, com os garçons bastante atenciosos. Confesso que só não gostei muito do preço da cerveja. Pedi uma Original e paguei a bagatela de R$ 16,00 por uma garrafa. O restaurante ainda tem vários rótulos de cervejas artesanais, mas não é a minha praia, ainda sou da velha guarda.

Dali fomos direto para a pousada. A entrada da cidade e a cidade em si não têm muitos mistérios para se andar, é pequena e fácil. O hotel no qual ficamos hospedados está localizado no alto de um morro, em um bairro tão tranquilo quanto a cidade em si, falando no quesito segurança. Neste ponto, também não podemos reclamar, pois a cidade se mostrou um ponto bastante seguro com policia pela cidade, inclusive orientando os visitantes sobre vagas, isto sim, algo meio complicado durante feriados e finais de semana na cidade. Até mesmo o transito fica meio complicado pois as ruas não são tão largas assim. Fica a dica de ir um pouco mais cedo para a cidade caminhar e conhecer os pontos turísticos da cidade.

Bom, mas vamos voltar a Pousada no qual ficamos hospedados:

Pousada Santa Fé de Penedo

Existem várias e várias pousadas e hotéis em Penedo para se hospedar, desde os mais simples com preços bem baratos até os mais luxuosos e com preços não tão acessíveis assim, e a Pousada Santa Fé está ali, no meio, com uma ótima relação custo x benefício.

Uma vista maravilhosa, duas piscinas, sendo uma aquecida (basta solicitar na recepção), área para descanso, SPA, sauna, salão de jogos, um café da manha memorável (observem bem nas fotos abaixo), wi-fi cortesia, quartos espaçosos, ventilados e alguns com vista mais que privilegiada, além do principal, o atendimento diferenciado, desde a funcionária de limpeza até o dono da Pousada, Guaraci Viegas, muita atenção e cordialidade.

Como foi construída a beira de uma montanha, tem uma vista maravilhosa da Serra da Mantiqueira, com muita privacidade para a família e também para casais. O estilo é clássico mexicano como podem ver nas fotos. O diferencial desta pousada é o jardim que ela tem no andar mais abaixo, com direito a rede, cadeiras, local para estudo e trabalho se for o caso, muito relaxante e tranquilo.

Existem 5 tipos de acomodações, e podemos garantir que todas atendem a quem se hospedar para curtir desde um final de semana, até períodos maiores.

Espaço Revigore

Vamos fazer um parenteses aqui para falar do SPA que existe dentro da pousada. É um lugar à parte, assim como a pousada, aconchegante e muito tranquilo. O SPA oferece vários tipos de tratamentos, a preços acessíveis. Abaixo, alguns dos serviços prestados, lembrando que quem estiver hospedado na Pousada tem 40% de desconto em cada um dos serviços. Todos os tratamentos duram em média 1 hora. O Rosevaldo, responsável pelo SPA vai lhe dar um tratamento daqueles e deixar você novo(a) em folha. Lembrando que pessoas que estiverem hospedadas em outros hotéis ou pousadas também podem usufruir dos serviços.

  • Fisioterapia;
  • RPG
  • Drenagem Linfática manual e Mecãnica
  • Aromaterapia
  • Geoterapia Localizada e Estética
  • Eletroterapia
  • Vários tipos de massagens (terapêutica, relaxante, bambu Theraphy, holística com pedras de àgata, pindas e quick massage.

Horário de funcionamento: Sextas até as 17 horas, sábado das 18 ás 21 e domingo das 09 às 18 horas.

Gostaríamos muito de agradecer ao Guaraci e sua família, tendo em vista que a pousada é gerenciada e administrada pela própria família, por terem nos convidado a ficarmos hospedados na Pousada Santa Fé de Penedo, nos dando condição de conhecer lugares maravilhosos e um povo muito humano, amantes da natureza e excepcionalmente cordiais. Um grande abraço

Pousada Santa Fé de Penedo

Estrada Vale do Ermitão, 624

Penedo, Itatiaia, RJ

CEP 27580-000

(24) 3351-2308

(24) 3351-2530

Ligação Gratuita/Whatsapp – (24) 98805-8755

Skype: reservas@santafe

Email: santafepenedo@hotmail.com

WEB: www.satafepenedo.com

Gelateria Fuê

Vamos falar agora de um fábrica de sorvetes, a Gelateria Fuê que nos convidou para conhecer suas instalações e provar do sorvete artesanal que ela fabrica. Falaremos também de uma sorveteria maravilhosa que também nos convidou para provar suas delicias, e de alguns pontos turísticos que conhecemos e outros locais para se comer em Penedo.

Percebem que o que se faz em Penedo é comer, comer e comer…pois é…eu voltei 2 quilos mais gordo desta viagem, tudo por causa de sorvete, chocolate, pizza, fondue e outras gordiçes que comemos.

Em penedo existem muitos restaurantes, que servem inúmeras qualidades e tipos de comida, mas como bom capixaba, chocólatra e, apesar do sobrenome francês, tenho sangue de italiano, então não dispenso uma boa pizza, indico aos amigos que tem este mesmo gosto que eu, que não deixe de ir a um dos vários pontos em que se pode saborear o rodízio de fondue, e também o de pizza. As pizzas de lá são deliciosas.

Mas, voltando à fábrica de sorvetes, vamos falar da Gelateria Fuê, que nos convidou a fazer uma visita e conhecer sobre o processo de fabricação dos sorvetes. A Gelateria fica localizada aonde eles chamam de “Pequena Finlândia”. È como se fosse um shopping a céu aberto, porém o projeto é todo baseado em casas ao estilo finlandês, muito bonito e harmônico. Ali, temos várias lojas, que vendem chocolates, souvenires, sorvetes, correios e muitas outras atrações, principalmente para a criançada.

Fomos recebidos pelo proprietário Ricardo Sato, que nos contou que a Gelateria, além de fabrica é também uma escola que ensina aos alunos como fabricar sorvetes, como abrir e administrar uma sorveteria. Achei a metodologia bastante interessante, tendo em vista que o preço, na época que vimos estava bastante atraente para os interessados.

Vamos contar agora um pouco da história da Fuê Gelateria Escola:

GELATERIA ENSINA A CRIAR SORVETES NATURAIS

Escola contribui para o desenvolvimento de sorveteiros especializados

Localizada em Penedo, a meio caminho entre Rio de Janeiro e São Paulo, a Fuê Gelateria criou uma escola destinada a ensinar os alunos a formular sorvetes a partir de ingredientes naturais. Atualmente em sua sexta turma, a escola recebe pessoas de todo o Brasil e do exterior para um programa de 7 dias de aulas teóricas e práticas. São 50 horas de atividades, incluindo uma consultoria individual e imersão na operação do dia-a-dia da empresa. O objetivo principal é oferecer ao aluno o instrumental necessário para a personalização dos seus produtos, em turmas reduzidas e acompanhamento personalizado. O calendário de 2018 prevê uma turma por mês, cada uma com 8 alunos, no máximo.

A escola conta com uma estrutura completa para as aulas teóricas e práticas. Os equipamentos são de última geração, com produtoras de gelatos e vitrines italianas. Todos os ambientes são climatizados, garantindo conforto e condições técnicas perfeitas para a produção de sorvetes de alto valor agregado.

A empresa está fortemente inserida na comunidade, participando de eventos e ações sociais. A conexão existente com o público local é baseada na qualidade dos produtos e na atenção detalhada no atendimento. As avaliações em diversos canais, como o Trip Advisor, Facebook e Google, destacam esses pontos como os de maior destaque na empresa.

Depois de muitos anos atuando somente no segmento comercial, a criação da escola foi uma decorrência de um sonho. Compartilhar conhecimento, muito mais que vender pacotes de conteúdos, foi a principal motivação do sorveteiro e proprietário da Fuê, Ricardo Sato. Com experiência de 20 anos no segmento de chocolates, Ricardo especializou-se no ICIF (Instituto de Culinária Italiana para Estrangeiros) em São Paulo e em Costigliole d´Asti, Itália, de onde trouxe conhecimento técnico para conduzir aulas e treinamentos voltados para o segmento de gelatos, sobremesas e picolés premium.

O público da escola é formado em sua maior parte por empreendedores ou candidatos a empreender na área de sorvetes, mas também por pessoas interessadas em ampliar seus conhecimentos em áreas diversas daquelas de origem. Como não é necessário nenhum conhecimento técnico prévio, o programa atende aos mais diversos segmentos e prepara os alunos para operar na área com um sólido embasamento teórico.

PARCERIAS PARA A SUSTENTABILIDADE

Atualmente, a empresa está em processo de certificação orgânica para uma linha específica de produtos. Foram firmadas diversas parcerias com produtores locais que cultivam frutas e outros vegetais orgânicos. Ao final do processo, teremos formado uma rede de apoio mútuo, em que os resultados esperados são o desenvolvimento do cultivo orgânico e a criação de uma cadeia de sustentabilidade desde a origem da matéria prima até o atendimento ao consumidor final.

Um contrato de troca de experiências foi firmado entre a Fuê Gelateria com o SPG (Sistema Participativo de Gestão), entidade certificadora de orgânicos de Barra Mansa, sul fluminense, com o objetivo de fortalecer e estimular o grupo de pequenos produtores orgânicos da região e de garantir o fornecimento de matérias-primas de alta qualidade sanitária e nutricional para utilização nos sorvetes e demais linhas de produtos da empresa.

Ao mesmo tempo, criamos um selo denominado Fuê Mata Atlântica, que vai reunir produtos elaborados a partir de frutos deste bioma, em sua maioria desconhecidos do grande público: cambuci, araçá, juçaí, cereja do Rio Grande, grumixama, além de jabuticaba, goiaba e maracujá. Grupos de produtores e coletores certificados estão sendo mobilizados para o estabelecimento de um fluxo regular de fornecimento desses frutos, visando à distribuição regional, nacional e, futuramente, à exportação.

Da Mantiqueira e da Bocaina, vêm diversos ingredientes que compõem nossas receitas usuais: amora, framboesa, pinhão e uvaia de Santo Antônio do Rio Grande e de Mirantão, mirtilos e framboesas de Cunha, limão, hibisco, maracujá, manga, banana e cambuci de Bananal.

O objetivo principal deste processo é o de contribuir para melhor convivência com o meio ambiente, mas também para a geração de renda adicional aos produtores rurais do entorno.

INCLUSÃO SOCIAL

Todas as turmas da Fuê têm uma vaga reservada para bolsa de estudos, destinada a moradores locais que tenham interesse em empreender no setor. Não existe um critério rígido de seleção, mas levamos em conta prioritariamente situações de vulnerabilidade social.

Realizamos, em parceria com a Prefeitura do município, oficinas de produtos que podem ser fabricados em casa, como geladinhos e picolés, para estímulo ao empreendedorismo e para a geração de renda complementar para as famílias.

Nosso projeto de rebranding, conduzido pela Revira Consultoria e ainda em andamento, prevê a instituição de programa permanente de ação social, ainda em fase de definição, mas que deve entrar em funcionamento em 2018.

COMO PENSAMOS O MUNDO

Aqui na Fuê, a gente acredita que não há espaço para ações isoladas e fora do contexto local. Tratamos sempre de nos organizar em parcerias, em relações de benefícios mútuos. Acreditamos num mundo em que fazer o que se gosta está intimamente ligado à contribuição que você pode dar à comunidade imediata. Por isso, nossa preocupação com a qualidade dos nossos sorvetes vai além do simples desejo de fazer o melhor. Está relacionada a oferecer produtos que sejam saudáveis, frescos e livres de substâncias prejudiciais.

Queremos ser agentes da transformação na área da gastronomia. Queremos participar de discussões que envolvam coisas de comer, de beber e de desfrutar. E mais que tudo, queremos participar da memória afetiva de muitas e muitas gerações de consumidores de sorvetes saudáveis e naturais.

SOBRE A FUÊ

A Fuê Gelateria foi criada a partir de uma ramificação da Tontulakki Suklaat, fábrica de chocolates fundada em 2000 em Penedo. Durante alguns anos, foi o braço gelado do grupo, tendo se desligado do mesmo em 2016, ano em que a associação foi desfeita. Durante algum tempo, ainda sob o nome Tonttulakki, seu titular, Ricardo Sato, foi buscar conhecimento em diversas fontes, tendo se especializado em instituições como a Chocolate Academy da Callebaut, Academia de Confeitaria Flavio Federico, Carpigiani University e ICIF – Instituto de Culinária Italiana para Estrangeiros.

No final de 2017, depois de um longo trabalho de rebranding, surge a Fuê Gelateria, marca concebida em trabalho conduzido pela Revira Consultoria. Escolhido o nome (que tem relação com muitas coisas, mas principalmente ao ar que o fuê incorpora às receitas e que a elas empresta leveza), a criação da marca foi feita pela Mariana Valle, profissional da área, que nos ofereceu um logotipo por que nos apaixonamos de imediato.

Em fevereiro de 2018, após criterioso planejamento, inauguramos a Fuê Gelateria Escola, em prédio anexo à gelateria, e desde então já formamos 5 turmas, e a caminho da sexta. Nosso público vem de várias partes do Brasil e, na próxima turma, teremos nossa primeira participação internacional: uma aluna virá de Angola para aprender conosco.

Tanto quanto os clientes, nossa equipe é feita de gente feliz. Todos os colaboradores da produção e administração já passaram pelo nosso curso, e no próximo semestre, a equipe do atendimento seguirá pelo mesmo caminho. Acreditamos que ao conhecer os mistérios do sorvete você se apaixona de imediato. E gente apaixonada consegue transmitir esse sentimento para clientes, fornecedores e comunidade.

Os próximos passos incluem expansão regional e, num futuro próximo, estruturação para franquear nossa filosofia e o nosso jeito de pensar e viver sorvetes.

FUÊ GELATERIA NATURAL E ESCOLA

Rua das Velas, 100, Shopping Pequena Finlândia, Penedo, Itatiaia/RJ

Tel.: (24) 3351 1340

Contatos:

Ricardo Sato – Sorveteiro e Proprietário (24) 98803-3355

ricardo.sato@fuegelateria.com.br

Rose Alves – Gerente de Negócios (11) 99662-1937

rose.alves@fuegelateria.com.br

Facebook: Fuê Gelateria Natural

Instagram: @fuegelateria

Homepage: www.fuegelateria.com.br

Gostaríamos muito de agradecer ao Ricardo, que nos recebeu e passou toas as explicações sobre o funcionamento da Gelateria Fuê, e também a Rose, que mesmo sem termos conhecido pessoalmente, foi fundamental para o inicio da nossa parceria.

Com certeza iremos voltar e fazer mais uma visita a esta deliciosa Gelateria.

Bonna Gula Penedo

Bom, nosso outro parceiro nesta nossa viagem a Penedo foi a Sorveteria Bonna Gula, localizada no Shopping Roda D´água, bem perto do Shopping Pequena Finlândia.

Este shopping, mais parece uma vila de dois andares, muito charmoso. A Sorveteria fica no segundo andar. Basta andar até o final do primeiro andar e subir a rampa, bem fácil de encontrar. Fomos recebidos pelo casal Luciano e Anne, proprietários da sorveteria. Bom, acho que seria até leviano chamar o que eles produzem, de sorvete, afinal eles fazem obras de arte comestíveis com os sorvetes. São vários tipos de sorvetes com diversos tipos de coberturas e recheios, internos e externos…. isso mesmo, recheios que vão do lado de fora da taça em que são servidos. Qualquer uma das artes por eles produzidas serve tranquilamente duas pessoas, mas acho até um pecado fazer esta divisão. O Gostoso é cada um pedir o seu, comer até a metade e depois trocar com o outro.

O atendimento é perfeito e maravilhoso, e os preços, pelo que vem em cada um, vale muito a pena, assim como algumas fotos. Seguem as fotos de algumas das artes feitas pelo casal. Olhar neste caso vale muito mais do que escrever…kkkkk

Fica aqui nosso agradecimento a este casal empreendedor, guerreiro e dedicado ao que fazem. Desejamos muito sucesso a eles e um grande abraço.

Bonna Gula Penedo

Shopping Roda d’Água – Av. das Mangueiras, 1755 – 2º andar

Penedo, Itatiaia – RJ.

Telefone(24) 99981-2406

Facebook: https://m.facebook.com/Bonnagulapenedo

Bem amigos, continuando nossa viagem por Penedo, aproveitamos para visitar alguns outros lugares e conversamos muito com pessoas da cidade para saber como é o dia a dia.

No mesmo shopping do Bonna Gula, existe uma loja, no primeiro andar, chamada My Brownies, que assim como os demais locais da cidade, também tem um atendimento primoroso. Ali, existem brownies de diversos sabores, e cada um deve ser degustado bem devagar, para ser sentido por cada palato da boca. O preço é de R$ 9,50 a unidade, e eles são esquentados antes de serem servidos na medida certa, com os recheios sempre derretidos por dentro, fazendo tudo ficar mais saboroso.

Outro lugar que tivemos o prazer de conhecer e saborear uma delicia de pizza foi a Pizzaria Deck, que fica na rua das velas, sempre no centro de penedo. Uma pizza que pelo menos nós daqui do eixo Rio x Espírito Santo não estamos acostumados a comer. Uma massa bem fina, sequinha, com uma borda bem torradinha e deliciosamente saborosa. Acaba que fica uma pizza até meio crocante, muito gostosa mesmo, uma das melhores que já provei. Depois descobrimos, comendo em outra pizzaria que as pizzas feitas lá em Penedo são em sua maioria desta forma.  A pizza grande é de 35cm de diâmetro e tem 8 fatias. Preço médio de 70 reais.

Quem gosta de comer ao estilo self-service, tem a opção do restaurante A Mineira. Como diz o nome, comida típica mineira, com muitas variedades. Comida que atende bem quem não quer pagar caro. Comida simples e saborosa. Existem duas formas de se escolher a forma de pagamento. O tradicional self-service ao custo de R$ 49,90/Kg ou então R$ 25,00 e se pode comer a vontade. Gostamos e indicamos. Conta com um pequeno estacionamento próprio.

 

Aproveitamos nossa estadia para visitar Itatiaia, que fica a 35 km aproximadamente, em uma estrada de serra, que para quem tem problemas de enjoo ou labirintite, é bom tomar um remédio antes. Itatiaia é bem bonito, ao mesmo tempo em que é um lugar bem pequeno, mas com muitas cachoeiras encantadoras.

Em nossa saída de Penedo, aproveitamos para visitar a cidade de Aparecida do Norte, e claro, a Basílica de Nossa Senhora de Aparecida. Lugar mágico, cheio de energias positivas, muitíssimo bem estruturada e emocionante. O coração bate mais forte ali dentro da Basílica e a imagem de Nossa Senhora emociona a todos pela energia que transmite a nós. Agradecemos muito pela nossa viagem, pela nossa saúde e por tudo estar dando certo até aquele dia, e pedimos proteção para nosso retorno a Vila Velha.

Bem amigos, esta foi a nossa aventura nas férias de Julho, Demoramos bastante para escrever, pois como quem escreve sou eu, o Rodrigo, estive bastante ocupado com meu trabalho desde que voltei, e fui fazendo na medida em que tinha alguma folga. Agradeço pela paciência dos nossos parceiros e dos nossos seguidores,

Sigam a gente em nosso Instagram:

– @casalviagem.es

Acompanhem nosso facebook:

– casalviagem.es

 

 

 

 

Deixe um comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *