Dicas da Casa dos Espumantes/Santa Teresa-ES

Dicas sobre Panamá e San Blas
11/03/2018
Quiosque do Pitanga/Praia de Castelhanos – Anchieta/ES
24/05/2018

Dicas da Casa dos Espumantes/Santa Teresa-ES

Olá amigos, estamos aqui mais uma vez para falar de um lugar localizado em uma das cidades mais bonitas do nosso Estado do Espírito Santo.

Santa Teresa, localizada na região de montanhas do norte do ES, fica a pouco mais de uma hora de viagem da capital, Vitória, aproximadamente 90 km, e a quase mil metros de altitude em relação ao nível do mar. É uma das cidades que faz parte do circuito das santas, formado também pelas cidades de Santa Leopoldina e Santa Maria de Jetibá.

Miniatura da Casa Lambert

Primeira casa construída em Santa teresa, pelos imigrantes italianos que chegaram à cidade.

 

Não é tão badalada como Domingos Martins, Marechal Floriano ou Pedra Azul, e talvez por isto tenha um destaque diferenciado, mas possui hoje muitos hotéis para atender aos turistas, dos mais simples aos mais badalados, festivais diversos, como o da Uva, do Imigrante Italiano, do vinho e do jazz, um local para saltar de asa delta e parapente e cachoeiras, além, como já dissemos, de ficar próximo a capital. Mas é na área gastronômica que a cidade tem destaque, possuindo vários restaurantes típicos italianos, fábricas de biscoitos caseiros, vinícolas e alambiques.

Vamos falar então de uma vinícola que tem tido destaque no setor. A Casa dos Espumantes. Não dá para visitar a cidade e não dar uma passada lá, mesmo para quem mora perto e vai passar o final de semana ou mesmo o dia na cidade, a visita é quase que uma tradição.

A Casa dos Espumantes fica localizada no Circuito Caravaggio, um dos circuitos turísticos de Santa Teresa, onde você poderá visitar também a rampa de voo livre da cidade, hotéis, restaurantes, lojas de produtos caseiros, uma madeireira que produz móveis de madeira de demolição, uma fábrica de cerveja artesanal, entre outras atrações. Para chegar a Casa dos Espumantes, percorre-se cerca de quatro quilômetros depois que sai do asfalto, por uma estrada que começa com paralelepípedos e depois passa a estrada de terra, avista-se a margem esquerda de quem está começando o circuito uma casa bonita, com uma cerca e um lago, e uma placa identificando o local. Tem estacionamento próprio, e o local é bem aconchegante. Não vá esperando luxo e pompas, o local é simples, bem como as pessoas que ali trabalham, todos na mesma família. O local é excelente para belas fotos, um charme.

Mapa do Circuito Caravaggio

Mapa do Circuito Caravaggio

Estacione o carro, desça e de uma respirada profunda!! Sinta o cheiro da natureza, a temperatura ambiente, o silêncio do local, as belas paisagens! Entre na casa simples e bem arrumada, seja atendido pelo Pablo (filho do Sérgio), ou pelo próprio Sérgio, simpatias em pessoas, que vão lhes dar toda a atenção que você precisa, e passar as melhores orientações sobre cada uma das bebidas ali produzidas, experimente todas as qualidades e tipos que ali são produzidos, e tire suas conclusões.

 

Vamos falar mais detalhadamente então deste lugar, da Casa dos Espumantes, sua história e sua produção.

História

Fundada em 2004 pelo Sérgio Sperandio, a Casa dos Espumantes vem dando ênfase na produção de espumantes, sendo a primeira empresa no estado a dominar e desenvolver o tradicional método champenoise de vinificação.  Iremos explicar mais para frente sobre este método.

Pai e filho cuidam de todo o processo, desde o plantio até a venda. Muita dedicação, determinação, trabalho familiar e inovações constantes fazem parte dos princípios da Casa dos Espumantes. O trabalho em um terreno montanhoso, com variações pluviométricas e solo ácido, fazem deste espumante um terroir peculiar e único na produção dessas borbulhas.

 

Pablo, filho de Sérgio Sperandio com Elaine

Produção

Existe todo um processo para a produção dos espumantes. Vamos falar aqui do processo usado pelos proprietários da Casa dos Espumantes.

O espumante vem do resultado da segunda fermentação alcoólica da uva. Da primeira, resultam os vinhos, das mais conhecidas qualidades.

Existem duas formas de se fazer a segunda fermentação, a tradicional ou champenoise, e a charmat, esta mais industrial e de menor custo. Exatamente por isto, no Brasil, o método charmat é responsável por 90% do total de espumantes.

Acontece que por ser artesanal, o método champenoise é o utilizado pelo Sérgio e pelo Pablo, proprietários da Casa dos Espumantes, para a segunda fermentação das uvas e consequente produção das bebidas.

Este método foi desenvolvido pelo monge Dom Perignon, na França, depois de ouvir de alguns vinicultores que alguns vinhos tornavam a fermentar depois de engarrafados.

Em resumo, o método consiste na segunda fermentação de um vinho base dentro da própria garrafa. Durante dois meses, as leveduras transformam o açúcar em álcool, liberando gás carbônico, que são as borbulhas do espumante, ou perlage. Após passar por este período de autólise que pode durar meses ou até anos, o processo é finalizado através da remuage (decantação), que consiste em na acomodação das garrafas nos pupitres (foto), fazendo com que através de movimentos giratórios, os depósitos de levedura sedimentados na barriga das garrafas, deslizem em direção ao bico.

Foto by tripadvisor

Após este processo, existe o penúltimo, chamado degorgement que é a retirada dos sedimentos dos bicos das garrafas através do congelamento.

Assim, o espumante estará puro, ou Nature, totalmente seco. Para a produção dos espumantes brut, demi-sec ou doce, adiciona-se o licor de expedição, que é um composto de açúcar com vinho. Brut: açúcar inferior a 15g/L; Demi-sec: inferior a 30g/L e Doce: superior a 30g/L.

Coloca-se a rolha e a gaiola, e pronto! Espumante pronto para ser rotulado e vendido.

O espumante moscatel é outra variedade, sendo produzido diretamente do mosto da uva moscatel (no Brasil), e quando o teor chega a 7,5º GL, a fermentação é detida por meio de frio e filtrações. O produto fica com 6 ATM de pressão e com o açúcar residual do mosto bem concentrado, variando de 60 a 80g/L. Estes espumantes são bem leves e aromáticos.

A produção anual gira em torno das dez mil garrafas, sendo 70% de espumantes comuns e o restante de espumantes finos.

Os espumantes produzidos na propriedade são os seguintes:

Espumante de Jabuticaba – Elaborado com jabuticaba, através do método champenoise, o espumante de jabuticaba é um produto peculiar e único da Casa dos Espumantes – Produto inovador, da nova gastronomia brasileira. A fruta em si possui três vezes mais resveratrol do que a uva, maior produtor dessa substância.

Espumante Branco Demi-seco – Elaborado com variedades Vitis Labrusca, através do método champenoise, possui coloração amarelo dourado, perlagem fina e persistente, que resulta em uma explosão de aromas a cada rolha retirada.

Espumante Moscatel Suave – Elaborado com a Vitis Vinífera, da família das vitáceas. Moscato permanece em autólise por curto período, o que lhe proporciona uma fineza muito grande e uma perlagem muito fina.

Espumante Moscatel Brut – Elaborado por cepas da família moscatel, municionado de uma qualidade superior. Possui uma maior característica dos espumantes brasileiros, com frescor e aroma floral de grande complexidade.

Espumante Moscatel Rosé Demi-seco – Elaborado pelo bland de uvas viníferas, resulta em um rosé de fácil consumo, por apresentar aromas e paladar leves.

Espumante Rosé Suave – Elaborado com variedades de Vitis Labrusca, através do método champenoise, o espumante rosé suave, torna-se uma porta de entrada ao mundo do espumante por sua leveza e acidez palatável.

Conclusão

Bom, feitas as explicações, resta a visita a este lugar encantador, com pessoas educadas, simpáticas e gentis. Visite Santa Teresa!! Vá passar um final de semana ou um dia, e não deixe de visitar a Casa dos Espumantes. Aproveite para conhecer todo o Vale do Caravaggio, do início ao fim e sinta o prazer que é estar junto a natureza, em um local tão especial. Leve celular ou máquina fotográfica. Garantimos que não vão se arrepender!!

Horário de Funcionamento:

Terça à Sábado – 08:00 às 17:00 horas

Domingos e Feriados – 09:00 às 16:00 horas

Esperamos que tenham gostado do nosso post!!

Abraços!

Sigam nosso Instagram @casalviagem.es

Curtam nossas fotos no facebook: casalviagem.es

Deixe um comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *