DIÁRIO DE VIAGEM – 5 DIAS INCRÍVEIS EM GRAMADO E CANELA

Peru – Turismo com a Machu Picchu Travel
31/12/2019
Restaurante Moqueca do Pescador – Guarapari
27/09/2020

DIÁRIO DE VIAGEM – 5 DIAS INCRÍVEIS EM GRAMADO E CANELA

Quer colecionar momentos inesquecíveis? Arrume as malas e visite estas duas cidades apaixonantes do nosso lindo Brasil: Gramado e Canela. Cidades que recebem muitos turistas o ano inteiro e oferecem atrações que atendem a todos os públicos. O que acontece em Gramado, certamente não ficará em Gramado (hehehe), pois você irá querer mostrar para o mundo o espetáculo que é conhecer cada pedacinho deste lugar!

Somos o casal capixaba Elô & Rafa (Eloara e Rafael – @eloaragobbi @rafaamarodesales) e viemos compartilhar com vocês como foram nossos dias nestes lugares memoráveis.

Nossa viagem foi no período de 21 a 26/08/2019. Partimos do aeroporto de Vitória bem cedinho rumo ao aeroporto de Porto Alegre! Do aeroporto de POA até o nosso hotel em Gramado, fizemos o traslado de ônibus com a agência de turismo CVC e nos instalamos no Hotel Alameda Paradiso, onde está localizado na Av. Borges de Medeiros, Centro.

Apesar de o hotel possuir seu endereço como Centro, ele fica um pouco distante do centro efetivamente no que se refere a andar pela cidade. De carro, gastamos mais ou menos uns 5 minutos. Outro ponto que não achamos interessante foi em relação à chegada, pois tivemos que subir praticamente um penhasco “na canela” rsrs, pelo menos até o período em que estivemos lá, estava proibida a subida de Vans.

Mas tiveram vários pontos positivos sobre o Hotel, tá pessoal?! Quarto aconchegante, banheiro bom, com secador de cabelo, café da manhã com uma variedade de comidinhas maravilhosas e atendimento excelente.

Só deixamos nossas malas e corremos para o centro, para nos ambientarmos um pouco (Misericórdia! Que frioooo!!! kkkk ) e comprarmos os ingressos para o Passeio Tour Linha Bella. Como já estava no final da tarde, voltamos para o hotel rapidinho para nos arrumar, afinal, estávamos ansiosos para conhecer a famosa Pizzaria Porto Cara de Mau.

Antes que eu conte como foi a nossa noite, já adianto que se você quer economizar, faça uma boa pesquisa sobre os sites que forneçam cupons de desconto (lacadordeofertas, tcheofertas, laiguana), eu fiz esta pesquisa, mas no fim resolvi adquirir o Prime Gourmet Club (que tem na forma de livro e através do aplicativo, que foi o que usei), com o Prime, o sistema é Pague 1 ganhe 1, e é válido em diversos estabelecimentos, com ele tivemos uma boa economia!

Voltando a nossa noite de Pizzas, a minha dica de ouro é: Chegue cedo na Porto Cara de Mau, até as 18:30h mais ou menos, porque de fato, após esse horário você terá de esperar um bocado na fila, sim, o lugar é tão maravilhoso que há fila de espera! E na boa, você não paga apenas pelas pizzas, que são sensacionais por sinal, você paga por um show incrível dos piratas que fazem a festa à noite toda! Vale cada centavo! Aqui utilizamos o Prime. Observação: ao sairmos da pizzaria, achamos que iríamos congelar! Hehehe

Nosso segundo dia começou cedo, fomos dar uma volta pelo centro da cidade, conhecermos as famosas lojas de chocolates, aliás, gostei muito da Lugano e Florybal Chocolates, esta última foi a escolhida para levar chocolates para a família e amigos, devido ao custo-benefício. É muito fácil se apaixonar por Gramado diante de tantas maravilhas!

Nosso almoço não poderia ter melhor opção, escolhemos o Restaurante Quintanilha, que fica ao lado do Lago Joaquina Rita Bier, um verdadeiro cartão postal. Mas e a comida, vale a pena? Bom, nós almoçamos lá duas vezes (querendo ir mais vezes), acho que isso responde à pergunta, né?! Rs Como disse o Rafa: lá você come até pocar!!! Usamos o Prime também!

À tarde fomos ao Lago Negro, que é imperdível, lá você encontra uma paisagem exuberante e “ganha” um belíssimo cenário para as suas fotos! Não ficamos muito tempo, pois tínhamos outros lugares para visitar, mas que dá para render um bom tempo ali, dá sim!

Dali, voltamos ao centro para experimentarmos o famoso Royal Trudel, que consiste em uma massa de pão doce especial assada no espeto com açúcar e canela, possui diversas opções de recheio e adicionais variados! Gente, superou minhas expectativas, que espetáculo!

Do centro, fomos direto para o Mini Mundo, um parque ao ar livre formado por réplicas fiéis de prédios de várias partes do mundo, ricas em detalhes e únicas, baseadas em seus respectivos projetos originais. Juntas, elas constituem uma cidade em miniatura, animada por milhares de mini-habitantes, onde tudo é 24 vezes menor do que a realidade. Lá tem visita guiada, você recebe um jornal explicando cada cenário, é muito legal! A minha dica é: vá sem pressa para contemplar cada detalhe. É enriquecedor!

As pernas já estavam doendo de tanto andar!!!!!! Hahaha Bora para o hotel fazer uma pausa para curtir mais uma noite! E a nossa escolha foi de …?? Tcharararam! Foundue! Bom, gente, estar em Gramado, naquele frio delicioso e não apreciar um foundue, é não ir a Gramado ! rsrs Fiz muitas pesquisas para saber os restaurantes mais indicados, e o St. Gallen foi um dos mais indicados, resolvemos arriscar e decidimos que nossa noite seria lá! E que bom que arriscamos ali, porque foi tudo incrível, desde a comida em si (tipo de queijo, as carnes, as frutas, o chocolate) ao atendimento. Detalhe: eles nos buscaram no hotel e aceitaram o Prime também! Fica a dica: entre em contato com o restaurante, pois vários têm esse sistema de buscar/levar o cliente ao hotel.

Nosso terceiro dia começou cedo e beeem animado! Estávamos super ansiosos pelo passeio do Tour Linha Bella. A primeira coisa que fiz quando cheguei a Gramado foi adquirir os ingressos para esse passeio (comprei com o Prime), melhor garantir a vaga logo! Foi uma experiência única no interior de Gramado, onde você descobre e se encanta com a história da colonização Italiana, além de prestigiar as famílias de colonos e a breve explanação sobre a vivência de seus descendentes; você também aprecia as belas paisagens serranas, tem contato com a Natureza e o ar puro que ela oferece, degusta produtos coloniais e por fim conhece uma Cantina com comida típica Italiana, muita música e diversão.

À noite fomos conhecer o Restaurante Borbulhas – Chopperia e Steakhouse, que fica em Gramado também, além de ser um lugar muito charmoso, é extremamente aconchegante e luxuoso. Amamos nossas refeições, usamos o Prime também!

Nosso quarto dia foi de muitaaa adrenalina e diversão, dia de visitar os parques! Voltamos à nossa infância! Fomos à cidade vizinha, Canela, que fica a 7 km de Gramado, bem pertinho! Nossa primeira parada foi nos Bondinhos aéreos – Parques da Serra – proporcionam um belo visual da Cascata do Caracol, símbolo natural de Canela – RS. Além disso, a mata do local é uma verdadeira maravilha da natureza.

Na parte mais elevada do percurso o visitante passa pela Estação Animal, onde pode curtir o mirante e circular por 230 metros de trilhas bem sinalizadas, com placas de identificação das espécies de árvores nativas ali existentes. Essa estação foi batizada de “Animal”, pois no local, encontram-se cerca de 85 esculturas de madeira, criadas pelo artista Masaharu Hata, que reproduzem os sons da fauna local.

Na parada mais próxima da base da Cascata do Caracol, o mirante da Estação Cascata é possível contemplar a beleza do vale no mirante, viabiliza um dos melhores cenários para registrar o vale e a cascata do Parque do Caracol. O ponto inicial e final do percurso é o mesmo, a Estação Central. Os visitantes podem permanecer nas estações por tempo indeterminado, os bondinhos passam de 2 em 2 minutos.

Nossa segunda parada foi no Alpen Park, emoção pura! “Voamos” de tirolesa – 50 metros de altura em meio à natureza, com vista para a paisagem exuberante da Serra Gaúcha. Fomos no trenó também, uma das atrações mais procuradas, onde fizemos um percurso de 900 metros, com muita diversão e emoção. Dentro do trenó, semelhante aos de neve utilizados na Europa, o visitante possui em suas mãos o total controle da velocidade, que pode chegar até 40 km/h. Um passeio inesquecível de em meio à belíssima paisagem que envolve o parque.

Dali, fomos visitar a Cervejaria do Farol, que fica em Canela, são produtores de cervejas artesanais. Ali você encontra comida germânica, música ao vivo e mirante de 32 metros de altura. Gostamos muito e utilizamos o Prime também!

Para podermos aproveitar cada minuto nesta linda cidade, fomos visitar o Castelinho Caracol (foi minha segunda visita a este lugar encantador, minha primeira vez foi em 2005), uma casa histórica c/ mobiliário vintage preservado, loja de presentes e 2 salas de chá que servem torta de maçã – apfelstrudel.

O Castelinho Caracol, uma das primeiras residências do município de Canela, foi construído no inicio do Séc.XX, entre 1913 e 1915. A residência foi construída em madeira de araucária, pinheiro típico da região com sistema de encaixes e parafusos, sem o uso de pregos. A madeira recebeu um tratamento de imersão, durante 6 meses, na água do Arroio Caracol; tratamento biológico para, após, ser serrada e seca naturalmente, na sombra, para se tornar duradoura.

Depois disto foi trabalhada, cortada de acordo a servir a construção da residência, em forma de um pequeno Castelo. Com dezoito ambientes, no primeiro pavimento encontram-se quartos, sala de jantar, sala de música, o banheiro e a cozinha. No segundo pavimento o destaque fica para o quarto de costura, onde as filhas de Pedro e Luiza Franzem faziam os vestidos, costuravam as capas das cobertas de pena. As penas para a confecção de travesseiros e cobertas secavam na torre, também no pavimento superior, onde se tem uma vista de 180º para o vasto verde do entorno. O Castelinho Caracol, preserva móveis e utensílios da época de seus moradores, as paredes intactas, mesmo com o passar do tempo.

Final de tarde, e fomos para o centro de Canela, momento bem turista para fotografar a bela Catedral de Pedra de Canela, aliás, foi eleita uma das sete maravilhas do Brasil em 2010, pelo portal de notícias Terra. Após a eleição, ela ganhou um sistema de iluminação externa. À noite, quando as luzes são acessas, a Catedral de Pedra é iluminada com show de luzes coloridas, uma vista deslumbrante para os moradores e turistas.

Aproveitamos para visitar mais uma loja de chocolates da Florybal e comprar várias lembrancinhas para a família e amigos. Esta loja fica na Estação Campos de Canela, local que resgata a história de Canela e sua relação direta com trens e trilhos, o espaço revitaliza a histórica Estação Férrea e constrói um espaço de cultura e entretenimento, lojas e um centro de gastronomia com cafés, cervejarias e restaurantes. Fizemos uma reserva para embarcarmos em uma aventura gastronômica no Férreo Restaurante e Fiambreria, a ideia do vagão restaurante é relembrar o requinte e a sofisticação dos trens de luxo, simplesmente uma experiência incrível!

Nosso quinto dia foi todinho em Gramado, iniciamos nosso roteiro visitando os Cristais de Gramado, onde fizemos uma viagem pela história e mistérios da metamorfose do vidro na Serra Gaúcha. As formas e cores inspiradoras, que nascem do trabalho delicado de nossos artesãos, encantam a todos.

Ao circular por pela loja e fábrica, o visitante tem a oportunidade de observar de perto e ao vivo o processo de elaboração do vidro, com os artesãos moldando sofisticadas peças de decoração, miniaturas e lapidação. Além da experiência de conhecer a fundo o método artesanal e artístico, o público tem acesso à maior joalheria contemporânea do País, com lançamentos exclusivos e mais de 24.000 modelos de semijoias em pedra natural, zircônia e cristal murano.

Nossa segunda parada foi em lugar super charmoso e encantador: Le Jardin Parque de Lavanda! Situado na entrada da cidade de Gramado, numa propriedade de 4 ha., com diversas plantas exóticas e espécies inéditas de lavandas no Brasil, apresenta a seus visitantes além de um belíssimo jardim, uma loja temática, estufas de produção de flores e um Bistrô (você tem vontade de comprar tudo! Hehe). O parque atualmente se dedica a divulgação da lavanda e seus benefícios terapêuticos, ornamentais e culinários. Atua igualmente na valorização dos jardins naturais, fomentando sua cultura, técnicas e artes a eles relacionadas.

Nosso almoço foi novamente no Restaurante Quintanilha, já deu pra perceber que ficamos encantados por ele, né?! RS Impossível ir só uma vez!

Nossa tarde foi destinada ao centro de Gramado, fomos fotografar em diversos lugares: na famosa Rua Torta, Rua Coberta (que estava lotada por sinal, devido ao Festival de Cinema), Fonte do Amor Eterno, Igreja São Pedro, Rua Borges de Medeiros e Praça das Etnias. O centro de Gramado reúne algumas das atrações imperdíveis da cidade, e são lugares para conhecer gratuitamente.

Sexto dia, dia tristeee, dia de ir embora! Ahhhh que pena! Rsrs Tivemos apenas o período da manhã para darmos uma última volta pelo centro, retornarmos ao Hotel e esperarmos a Van que iria nos levar ao aeroporto de Porto Alegre. Esperamos que tenham “viajado” conosco neste lugar ENCANTADOR!

Vamos deixar logo abaixo alguns sites que podem ajudar a elaborar seu roteiro com informações mais detalhadas:

https://alamedahoteis.com.br/alameda-paradiso/

https://www.linhabella.com.br/

https://www.carademau.com.br/

http://carneeosso.com.br/

https://parquesdaserra.com.br/

https://www.alpenpark.com.br/

https://www.cervejariafarol.com.br/

https://www.castelinhocaracol.com.br/pt

http://www.florybal.com.br/

https://www.ferreo.com.br/

https://cristaisdegramado.com.br/

https://lavandas.com.br/

http://restaurantequintanilha.com.br/

https://www.stgallen.com.br/website/

https://primegourmetclub.com.br/

Para complementar, deixo como sugestão um Instagram que me auxiliou muito, o @gramado_connect, da Cris Stocker, uma pessoa maravilhosa que me ajudou na construção de um roteiro bem bacana e dá dicas incríveis!

 

Caros amigos, agradecemos a colaboração de Eloara e Rafael pela matéria e pelas fotos.

Quer ser um colaborador do Casalviagem.es?? Envie um e-mail para casalviagem.es@gmail.com nos informando para qual destino você viajou. Quem sabe sua história não aparece aqui em nosso blog.

Abraço e até a proxima viagem!

 

Deixe um comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *